1.1Nos dias 29 e 31 de maio, a nossa escola foi palco da primeira edição da Feira Verde Escolar, um evento que procurou promover hábitos mais sustentáveis no consumo de roupas. A iniciativa partiu da turma do 11ºB , no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e contou com a colaboração dos alunos do 10ºA e B. Este foi um sucesso absoluto, reunindo toda a comunidade educativa em torno de práticas de moda consciente e ecológica.

Fotografia TCPS 4º ANOS

 

O treino de Competências Pessoais e Sociais realizou-se nos meses de maio e junho de 2024, nas 7 turmas do 4º ano e na turma mista de 3º/4º, nos 4 estabelecimentos de ensino do agrupamento. As dinâmicas de grupo, os role-plays, os brainstormings, a partilha de ideias e a reflexão crítica foram utilizadas como recurso, para trabalhar temas como, a comunicação, os estilos comunicacionais, a resolução de problemas e as tomadas de decisão, com os alunos do 4º ano.  As sessões realizadas centraram-se no saber ser, saber estar, saber fazer e na importância da reflexão. 

O meu agradecimento a todos os alunos e professores envolvidos na atividade.
Cátia Cabrito.
 
 
 
 
 

Editorial
"A professora Ivone Fortes propôs, na aula de Cidadania e Desenvolvimento, o desafio de realizar um jornal digital para a concretização de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC), através de um projeto multidisciplinar e interdisciplinar. Os domínios a desenvolver foram a interculturalidade, os media, literacia financeira e educação para o consumo. Aceitamos a proposta ambiciosa de fazer um jornal do tipo generalista. O título do jornal foi escolhido por nós. Gostaríamos que os leitores retivessem a importância dos temas que retratamos no nosso jornal."

       

  Capa_Jornal_Digital_7ºF_1.png 

    ícone seta, esquerda   

Clica na capa do jornal


No dia 13 de junho, na E.B. 2/3 no âmbito da "Ciênci@ em Ação", realizou-se um Peddy Paper e a atividade dos fornos solares, construídos pelos alunos, que permitiu cozinhar alguns alimentos, comprovando a eficiência da energia solar com recurso a materiais de baixo custo. O objetivo destas atividades foi contribuir para o incremento da consciência ambiental, face à nova realidade atual. 

Docentes de Ciências Naturais e Físico-Química do 7º e 8º ano

IMG 20240613 111208 IMG 20240613 111425 IMG 20240613 111650
IMG 20240613 111740 IMG 20240613 112646 IMG 20240614 095741

 

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma 5.ºE exploraram o tema da poluição e as suas vertentes. Após algumas pesquisas e visualização de vídeos em sala de aula, optaram por focar-se na poluição sonora no espaço escolar e no impacto desta, nas atividades do dia a dia. Resolveram então produzir um vídeo que alertasse a comunidade escolar para os efeitos deste tipo de poluição. poluicao-sonora-2.pngNa realização do trabalho foi utilizada a metodologia de projeto: pesquisa; planificação do trabalho; elaboração do guião; filmagem; edição e produção do vídeo. Os alunos tiveram ainda a preocupação de legendar o vídeo de forma a ser acessível a todos. O resultado foi um vídeo original, criativo, leve e bastante elucidativo quanto aos efeitos do excesso de ruído. Permitiu aos alunos perceber que o barulho/ruído, além do impacto negativo que pode ter ao nível da saúde, pode também prejudicar o rendimento dos estudantes.

Imagem Entre Escolas
 
A atividade “Entre Escolas” realizou-se nos dias 13 e 15 de maio de 2024, tendo como equipa organizadora as técnicas do GAAF, Cátia Cabrito e Susana Fernandes, e Ana Cristina Alves, Psicóloga do PAPE da Câmara Municipal de Loulé.
 
A ação teve como objetivo,  promover uma melhor adaptação na transição dos alunos do primeiro ciclo, 4º ano, para o segundo ciclo, 5º ano através do acolhimento realizado pelos alunos do 5º ano. Esta consistiu numa visita à escola básica 2/3 de Quarteira, na qual os alunos de 4º ano foram recebidos pelos alunos do 5º ano e convidados a assistir a uma palestra sobre o funcionamento da escola, seguida de uma visita guiada pela mesma.
 
Agradecemos a participação de todos os alunos e também dos professores envolvidos na atividade.
 
A equipa.

FotoOs recreios escolares são espaços privilegiados para a socialização, para a aprendizagem não formal e para a promoção de atividades lúdico-pedagógicas. 

A atividade "Dinamização dos Recreios Escolares" surgiu no âmbito da ação de formação sobre a importância de um bom ambiente de recreio escolar, centrada na promoção de atividades lúdicas. Neste sentido, foi lançado o desafio às assistentes operacionais da EB 2/3 de Quarteira, a dinamização de atividades nos espaços dos recreios. O desafio foi aceite, e com sucesso as ações decorreram nos meses de março, abril e maio de 2024. 

Um especial agradecimento às assistentes operacionais pela dedicação e motivação em todo o processo.

Cátia Cabrito. 

 

 

 

 

Please publish modules in offcanvas position.