As alunas do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial, organizaram durante o presente ano letivo um conjunto de atividades com o objetivo de facilitar uma Ação de Voluntariado à Associação Nacional de Futebol de Rua no Bairro Padre Cruz em Lisboa. 

A Associação Nacional de Futebol de Rua, utiliza o desporto, em particular a modalidade Futebol de Rua, como estratégia de inovação social, através da intervenção sociopedagógica e cultural, com os objetivos de promover a mudança social, o desenvolvimento humano e a inclusão social dos cidadãos e cidadãs.
 
Durante os dias 26, 27 e 28 de abril, as alunas deslocaram-se ao Bairro Padre Cruz, onde foi possível conhecerem a realidade local, integraram também as atividades da Associação e desenvolveram as suas próprias atividades com as crianças e jovens que frequentam o espaço associativo. 
 
Desta forma, neste que é o seu último ano de curso, as alunas vivenciaram uma experiência única no terreno, onde foi possível aplicar muitas das aprendizagens que tiveram no decorrer dos 3 anos anteriores. 
1 2 3
4 5 6
7 8
9 10

À semelhança dos anos anteriores, e no âmbito do projeto PEPA (Projeto Escolas Piloto Alemão) foram atribuídos prémios, oferecidos pelo Goethe Institut de Lisboa, aos alunos que se destacaram no ano letivo 2021/2022 pelo seu desempenho, interesse e motivação na aprendizagem da língua alemã. Os alunos contemplados frequentam este ano o 8ºA. São eles: Dmitry Bashkirov;  Nalini Silva e Isabelli Klaffke, que recebeu o prémio posteriormente, por se encontrar ausente no dia da entrega dos prémios.

Parabéns aos alunos e continuação de um bom trabalho!

Alles Gute!

As professoras de alemão

1 2

 

speak out 2023mO concurso  Speak Out foi uma experiência muito boa uma vez que tivemos a oportunidade de falar para uma plateia desconhecida e proporcionou-nos a coragem de falar em público sem medo, o que, na nossa opinião é bastante útil é importante nos dias de hoje. Cada vez mais exige se falar em público, o que é bastante importante e o Speak Out foi um bom "ponto de partida" para isso.
Foi muito bom ouvir toda a gente a se expressar principalmente sobre temas que marcam a atualidade (alguns pouco falados) e seria muito bom se toda a comunidade colaborasse e expressasse o que sente que e o que é preciso melhorar para o futuro falando em público.

Após o Workshop realizado na escola, três alunos do 9.º A e 9.º C passaram para a semifinal do concurso "Speak Out" que se realizou no dia 24 de março na Escola Básica 2,3 Dr António Sousa Agostinho em Almancil e uma aluna do 9.º A passou para a Grande Final a se realizar no Pavilhão Municipal de Albufeira, no dia 26 de maio, pelas 18 h.

Gostámos bastante desta experiência e recomendamo-la a quem tem aspirações em falar em público.

Com os melhores cumprimentos!!

Vladeslava Privilean e João Lopez, alunos do 9.º A e Guilherme Valente do 9º C

SABES MÃE!

Sabes MÃE!
Pergunto-me
Vale a pena estar distante?
E como te posso valer?
Certamente
Foi o que me ensinaste
Mas nem sempre
Te posso ver

Mas
Para que saibas
Respiro
O que aprendi
E ao Sol
Abraço o momento
E do arrepio
Somo a esperança
Que nunca perdi

E nesta indecisão
Muitos
São aqueles que o fazem
Uma pausa
É a lembrança
Que luta
Na coragem
De despertar
O coração

Obrigado, MÃE!

José Miguel Araújo
(Geografia)
06.05.2023

As turmas do 7.º ano da escola EB 2,3 S. Pedro do Mar, nos dias 4 e 18 do mês de abril, realizaram uma Visita de Estudo/Aula de Campo ao Centro de Ciência Viva do Lousal, inserida no projeto Ciên@ia em Ação no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química.

O Centro de Ciência Viva do Lousal resultou de um projeto de reabilitação da antiga mina de pirite do Lousal. A mina do Lousal situada no concelho de Grândola, teve a sua atividade extrativa, compreendida entre 1900 e 1988, fundamentalmente dedicada à exploração de pirite para o aproveitamento de enxofre, matéria-prima destinada à produção de ácido sulfúrico utilizado no fabrico de adubos. No final dos anos 80, a produção de ácido sulfúrico a partir de pirite deixou de ser economicamente viável, originando o encerramento da mina.

Durante a realização da visita de estudo, os alunos tiveram a oportunidade de entrar numa galeria da mina, a galeria Waldemar, que tem cerca de 300 metros de extensão . Durante a visita, ficaram a conhecer aspectos relacionados com a atividade mineira, visualizaram o recurso mineral extraído e os seus produtos. Durante o percurso à superfície da mina, visualizaram as escombreiras de ganga e os lagos de água ácida resultante da lixiviação causada pelas águas da chuva. Puderam, ainda, explorar o Museu Mineiro e os módulos do Centro de Ciência Viva.

342364918 6879178388775364 5638823680764280969 n 342513242 1710896662676370 2380017432543502303 n 342539324 469497072031580 1324932213674190514 n
342371484 218783987524746 9169733225102906106 n 342602325 210478865032238 7991989317317114497 n 342703908 630934498878689 3701053922683175251 n

Sendo a E.B. 2,3 de Quarteira palco de imensas iniciativas simbólicas com o intuito de comemorar efemérides Eco-Escolas, o Dia Mundial da Árvore não foi exceção. Os alunos das turmas 6.ºE e 6.ºF assinalaram esta data no espaço exterior da Escola plantando um Carvalho Português (quercus farginea) numa manhã de atividades de campo, na disciplina de Ciências Naturais. Esta atividade só se tornou possível com a preciosa colaboração e orientação do professor Rui Rocha. Este Carvalho Português embeleza agora o nosso espaço exterior onde irá crescer e ser cuidado por todos, fazendo parte da biodiversidade da nossa escola e de toda a comunidade.                              

       1         2

  Equipa Eco-Escolas

Please publish modules in offcanvas position.