Ao longo deste ano letivo, em todas as escolas do nosso Agrupamento foram trabalhadas as temáticas da alimentação saudável e sustentável, água, energia, agricultura biológica, espaços exteriores da escola, biodiversidade e mar, com o objetivo de promover a sustentabilidade e a consciência ambiental nos nossos alunos e na comunidade escolar.

Na área da alimentação, promovemos ações para incentivar uma alimentação saudável e equilibrada. Realizamos trabalhos apresentados em sala de aula, nas bibliotecas, campanhas de sensibilização através de vídeos sobre a importância de evitar o desperdício de água, concursos e organizamos a Marcha pela Água na cidade de Quarteira, em conjunto com o Agrupamento de Escolas D. Dinis para toda a comunidade. Desenvolvemos iniciativas para promover o uso consciente e eficiente da energia, promovendo atividades de monitorização do consumo de painéis fotovoltaicos em 4 escolas e efetuamos a contagem energética. Quanto aos espaços exteriores da escola, desenvolvemos ações de melhoria e preservação dessas áreas. Organizamos brigadas de limpeza, plantio de árvores e flores. Em relação à biodiversidade, realizamos atividades de educação ambiental que destacaram a importância da preservação dos ecossistemas e da proteção das espécies. Realizamos saídas de campo para áreas naturais, promovemos a identificação de plantas e animais da região. Por fim, na temática do mar, desenvolvemos atividades de sensibilização sobre a preservação dos oceanos e a importância da sua biodiversidade com o Projeto “Nós e o Mar” e promovemos ações de monitorização e limpeza das praias do Forte Novo, da Gaivota, do Almargem e do Trafal.

Apesar dos desafios que encontramos ao longo do ano letivo, estamos orgulhosos dos resultados alcançados. Os nossos alunos demonstraram um maior envolvimento e consciência ambiental, adquirindo conhecimentos valiosos sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Agradecemos o apoio e a colaboração de todos os envolvidos nesse processo. É através do esforço conjunto que o Projeto Eco-Escolas pode alcançar resultados ainda mais significativos no próximo ano letivo.

Equipa Eco-Escolas

1 2 3a
4a 5 6
7 8a 9a

 

No Polivalente da escola secundária encontra-se disponível uma pequena exposição, organizada pela Biblioteca, com alguns dos trabalhos realizados pelo 10º C na disciplina de Filosofia e na área de Cidadania e Desenvolvimento. Recorrendo a diálogos, a uma entrevista, a um anúncio publicitário, a debates em vídeo e a apresentações em suporte digital, os alunos justificaram, com base nas teorias de Kant e Mill, a prática do voluntariado. Também apresentaram as suas opiniões.

Um agradecimento aos alunos, pelo empenho, e à técnica bibliotecária Maria João pela sua disponibilidade e incansável ajuda.

A professora de Filosofia

p.Sara m EKM1
EKM2 EKM3 EKM4
EKM5 EKM6 EKM7

 

Autores: turma do 10º B

Disciplina: Cidadania e Desenvolvimento

Enquadrado no domínio: segurança, defesa e paz, os alunos do 10º B, trabalharam diferentes momentos históricos que, de alguma forma, contribuíram para a inclusão, para o respeito pelos direitos humanos, para a manutenção da paz e igualdade entre os povos. Dessa reflexão conjunta, que envolveu as disciplinas em DAC de Filosofia, História da Cultura e das Artes e Inglês nasceu esta exposição de trabalhos, sob a égide de uma deusa da paz – Irene, um pouco assustadora, mas muito inclusiva, imponente e atual.

Contribuíram também para esta exposição o Professor Luís Reis, a Professora Suzel Brito, que disponibilizaram adereços e a sua ajuda. Para além da colaboração, sempre presente, da nossa Técnica Bibliotecária Maria João. A todos o nosso bem-haja.

Esta exposição pode ser vista nos dias 12 a 16 de junho, no átrio do primeiro andar, no bloco C, mesmo em frente à Biblioteca da Escola Secundária Drª Laura Ayres.

Aos nossos alunos do 10º B – curso de Artes Visuais, ano 2022-2023, agradece-se o empenho, o engenho e a criatividade. 

A Professora de Cidadania e Desenvolvimento

exposição geral Martim Daniel
Natali Irene trabalho3
Lucio Irene mesa propostas trabalho1 trabalho4
trabalho2

Durante o "Espreitar a Escola", os alunos do 10º G e alguns do 10º C dinamizaram o "Espaço GiraMat", essencialmente com jogos alusivos à Matemática e adequados à faixa etária das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, sob a coordenação das professoras responsáveis pelo projeto GiraMat, Carla Damásio e Nélida Filipe. Esta atividade revelou-se um sucesso quer para as crianças, quer para os jovens envolvidos. Surgiu, então, a ideia de alargar esta atividade, no âmbito das comemorações do dia da criança. Assim, as responsáveis articularam com as educadoras de infância e dinamizaram “A ESLA vai ao Jardim de Infância da Abelheira”, no dia 31 de maio, e “A ESLA vai ao Jardim de Infância da Fonte Santa”, no dia 14 de junho. Desta feita, foram os alunos das turmas a deslocar-se aos Jardins de Infância, onde promoveram, uma vez mais, atividades no âmbito da disciplina de Matemática, de uma forma lúdica.
O balanço final foi muito positivo. Através da interação entre alunos de diferentes idades, houve uma partilha de experiências e saberes que permitiu ampliar a visão prática e "divertida" da Matemática e o consequente gosto pela disciplina.
1 2

No presente ano letivo 2022/2023, a Equipa Eco-Escolas, desafiou a Comunidade Educativa a encontrar um equilíbrio maior entre a Humanidade e a Natureza, resumindo toda a ação nos desafios da Organização para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sim, a palavra de ordem é a SUSTENTABILIDADE, apenas e só, alicerçada na EDUCAÇÃO. Dia após dia, fomos alimentando a prática na busca de uma melhor ação sobre a Natureza. Acreditamos que é difícil compor a melodia, mas sejamos sensatos, plantemos o jardim.

A cada um de vós, eternamente gratos.

Equipa Eco-Escolas

Decorreu no passado dia 12 de maio o concurso Topas 2023, realizado pela Universidade do Algarve. O Topas é um concurso de programação para estudantes do ensino secundário do Algarve. Os estudantes concorrem em equipas de 2 e 3 elementos, representando as suas escolas.  A ESLA participou com duas equipas: CDR – TEAM (David Guedes e Diogo Pan, 12ºD, Ivan Guedes 11º) e POTHON.exe (Adriano Muncaciu e Diogo Anastásio 12º).

A equipa CDR- Team ficou classificada em 1º lugar e a POTHON.exe em 3º. Cada elemento da equipa classificada em 1º recebeu um vale no valor de 100€ para compras em material informático.  Muitos parabéns aos alunos participantes.

1ºLugar 3ºLugar

 

Além das atividade práticas, realizadas em Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 10º C também responderam a esta questão na disciplina de Filosofia, aplicando as teorias éticas (de Kant e Mill) e expressando as suas próprias ideias.

Uma das atividades consistiu na construção de cartazes que promovessem junto dos outros alunos a prática do voluntariado. 

1 Voluntariado Cartaz para a exposição 001 2 My project 1 3 ISTO NÃO É UM TESTE SOCIAL PDF 001
4 IMG 20230613 194958 1 5 My project 001 6 Poster Adriana Carlos Diogo e Filipa 001
  7 poster filosofia 0017-poster_filosofia_002.png

 

Saída de Campo à Fábrica de Transformação de alfarroba Chorondo & Filhos, Lda. (Boliqueime)

No dia 31 de maio de 2023 a turma do Curso de Educação e Formação Operador de Distribuição realizou uma saída de campo à Fábrica de Transformação de Alfarroba, sediada no lugar da Tenoca, Boliqueime. É composta por 13 colaboradores e labora em duas estruturas, esta que visitamos, e outra em São de Alportel. Esta empresa iniciou atividade em 1988, sendo a sua principal atividade a transformação industrial de alfarroba, nomeadamente à extração da semente e à transformação de alfarroba em triturados. Daqui resulta a separação da polpa e da semente. A polpa da alfarroba, que representa 90%, é toda a parte da alfarroba exceto a semente, representando esta 10% do peso total. A polpa de alfarroba é triturada de forma mais grosseira, para ser utilizada na composição de rações para animais (mercado interno), e de forma mais fina para produção de farinha de alfarroba, sendo 50% desta para exportação. No ano de 2022 a empresa laborou 3.500 ton de alfarroba. Os formandos tiveram a oportunidade de observar a chegada de alfarroba por parte de agricultores. A viatura é pesada em balança própria antes e depois de descarregada para se apurar o peso da alfarroba e posteriormente passa-se à faturação e pagamento da mesma. Observaram também as máquinas e todos engenhos envolvidos do processo de transformação da alfarroba, nomeadamente a zona de secagem, trituração e ensacamento. O preço da arroba (15kg) de alfarroba neste momento encontra-se a 11€, sendo que no ano transato chegou a atingir o valor de 50€, valor mais elevada até à data, mercê de um conjunto de circunstâncias que conduziu à escassez de produto no mercado. A empresa exporta mais de 50% da sua produção, tendo como principal destino os seguintes países: Reino Unido, Espanha, Bélgica, Holanda, Suíça e Turquia.

WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.23.10 WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.23.10 1 WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.23.10 2
WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.23.10 3 WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.26.52 WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.26.52 1
WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.26.52 2 WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.26.53 WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.26.53 1
WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.26.53 2 WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.26.53 3  

 Agradecemos, na pessoa do Sr. Engenheiro Ismael Chorondo, a amabilidade de nos receber e pacientemente nos conduzir através do processo de transformação da alfarroba, além de nos traçar de forma ampla o panorama atual do setor.

Autor do texto: professor Rui Rocha

Professores acompanhantes: Felismina Faustino/Rui Rocha

CG_CP_Lista_candidatos_admitidos_excluidos_Assinado_001.png
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aviso de abertura   
Regulamento do procedimento concursal        
Requerimento para candidatura
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 bandeira-alemanha.png Aprender línguas é sempre um desafio que vale a pena ser levado a sério, porque abre portas no mercado de trabalho, nos estudos e, principalmente na nossa mente! Uma nova língua permite-nos conhecer outra cultura, outra forma de ver o mundo, estabelece pontes e, na minha opinião, dá imenso prazer!

Já sabes Inglês, talvez já tenhas aprendido Francês ou Espanhol, porque não agora experimentar Alemão?

Sabias que, no nosso Agrupamento, podes escolher Alemão no 7º, no 10º ou no 12º ano? No 10º podes fazê-lo na Formação Geral, de qualquer curso Científico-Humanístico, ou na Formação Específica, no curso de Línguas e Humanidades.  No 12º ano, a disciplina de Alemão Iniciação integra a lista de oferta das disciplinas de opção e, como tal, pode ser escolhido por qualquer aluno, independentemente do CCG que estejam a frequentar, desde que nunca tenha tido a disciplina. É a última oportunidade de aprenderes mais uma língua viva antes de terminar o ensino secundário!

A nossa escola integra uma rede de escolas-piloto de Alemão – PEPA – que permite aos alunos participar em atividades muito variadas financiadas pelo Goethe Institut (Instituto Alemão de Lisboa), tais como o jornal digital, workshops de música, bolsas de estudo na Alemanha, prémio de melhor aluno, exames de certificação do Alemão com direito a diploma, entre outros!

Porquê escolher Alemão?

O Alemão é a língua mais falada na Europa, abre muitas portas a quem quer estudar ou trabalhar em Portugal ou no estrangeiro, é muito importante na área do Turismo e da Hotelaria, da Ciência e da pesquisa. Sabias que o alemão é a 2ª língua mais importante da Ciência e a língua para a qual mais se traduz?

É a língua de Goethe, Kafka, Mozart, Beethoven, Freud, Nietzsche, …

O Alemão é difícil? Muitas vezes existe esta opinião. O que te posso dizer é que a língua alemã não é tão difícil como parece. Com um pouco de perseverança, otimismo e coragem, aprender alemão torna-se tão fácil como aprender as outras línguas.

Se aprenderes duma forma lúdica, com jogos, música, metodologias e apps modernas, vais ver que encontras a motivação necessária para enfrentar este desafio!

Also, los!

Vamos aprender ALEMÃO!

Lurdes Seidenstricker

(Professora e Coordenadora de Alemão, Coordenadora do projeto PEPA)

Please publish modules in offcanvas position.