Dia 11 de janeiro, foi dia não de casa cheia, mas de rua cheia.
Palavras com História trouxe à escola grupos de motards: Quarteira, Algarve, Loulé, Almancil, Moncarapacho, entre outros. Apresentaram-se a uma plateia entusiasmada e admirada de verem os motociclistas entrarem escola adentro. Em dia Internacional do “Obrigado” foi assim que se abriu a palestra: com um “Obrigada” à Direção da escola que permitiu a realização da atividade, aos motards e à comunidade escolar: professores, alunos e funcionários. Sem todos não teria sido possível concretizar esta iniciativa.
A palestra teve como principais objetivos: motivar, sensibilizar e prevenir os jovens sobre as regras de conduzir um motociclo, sobre o apoio dos motards a diversas causas, sobre os convívios que promovem, sobre o significado da expressão “irmãos motard” e do simbolismo dos coletes.
O motard consciente cuida do seu “irmão motard”, previne-se dos carros que nem sempre os vê e promove uma condução responsável. Ser motard não é ser motoqueiro. Ser motard é iniciar uma viagem e terminá-la sem pressa e em segurança.
Foi assim que terminamos a nossa manhã, numa moldura de motociclos e humana.
Saímos todos em segurança.
Obrigada, Rui “bigodes” por toda a logística e organização com os grupos.
Algumas fotografias são cortesia da aluna Catarina Veríssimo do 12ºJ1 do curso profissional Técnico de Fotografia.
Maria Fael
As alunas do 11o L1 do curso de Farmácia da Escola Secundária Laura Ayres, participaram numa saída de campo a Loulé, no dia 13 de dezembro de 2023, onde visitaram a exposição “A saúde de uma comunidade: Loulé na 1a metade do séc. XX”. A visita foi guiada pela colaboradora dos Serviços Educativos
da Câmara de Loulé, Ricardina, que deu a conhecer os cuidados de saúde no concelho de Loulé, num tempo em que os hábitos de higiene eram praticamente inexistentes, contribuindo para a proliferação de diversas doenças. Foi abordada também a extrema importância que as farmácias tinham na época, sendo muitas vezes a primeira linha de apoio aos cidadãos.
Durante esta saída de campo as alunas também tiveram a oportunidade de ficar a conhecer os primeiros banhos islâmicos a serem documentados arqueologicamente em Portugal.
Construído no século XII, junto à principal entrada da cidade medieval islâmica al-’Ulyà (presentemente Loulé), o edifício dos banhos islâmicos encontra-se dividido em cinco espaços distintos: sala fria, sala tépida, sala quente, compartimento da fornalha e vestíbulo. Mais tarde, viria aqui a ser construída a Casa Senhorial da família Barreto, que faz parte do edifício musealizado.
Foi uma visita muito agradável e que suscitou interesse e curiosidade por parte das alunas.
Ana Leal - Diretora do Curso Técnico de Farmácia
O programa de Métodos e Hábitos de Estudo realizou-se entre os meses de outubro e dezembro de 2023, nas sete turmas do 5º ano, na escola básica 2/3 de Quarteira. Este teve como objetivos gerais, melhorar as competências dos alunos nas tarefas escolares e aumentar a autonomia nas tarefas relativas ao estudo. Neste sentido, o programa foi desenhado em três etapas, na primeira e na segunda etapa foram dinamizados dois Workshops sobre o tema. O 1º foi realizado no dia 04 de outubro de 2023, na escola básica 2/3 de Quarteira, e dirigido a todos os professores do 5º ano e também as coordenadoras das salas de estudo do agrupamento. O 2º foi direcionado aos encarregados de educação e/ou pais dos alunos que frequentam o 5º ano, no dia 11 de outubro de 2023, no auditório da escola secundária Drª. Laura Ayres.
As sessões decorreram nas aulas de Cidadania, tendo tido uma periodicidade semanal, e foram dinamizadas pela educadora social do GAAF, Cátia Cabrito e pela psicóloga, Ana Cristina Alves, do PAPE da Câmara Municipal de Loulé.
Agradecemos a participação de todos os alunos e também dos professores envolvidos na atividade.
No dia 8 de janeiro, de 2024, esteve presente na escola secundária Dr.ª Laura Ayres, a deputada Jamila Madeira, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens para os ensinos básico e secundário, sob a égide de se Viver Abril na Educação e respetivos caminhos para uma escola plural e participativa. As turmas B e D, do 9º ano, assim como as turmas A, A1 e G, do 11º ano e respetivos professores acompanhantes deleitaram-se com a contextualização histórica, com a referência às conquistas na igualdade de género, na igualdade equitativa de uma educação plena, inclusiva e não discriminatória, logo mais plural e participativa, subjacentes à Revolução de Abril e respetivos valores democráticos, aludindo aos desafios atuais da educação e necessidade de respostas céleres de combate aos diferentes níveis de iliteracia promotoras da igualdade de oportunidades e da justiça social. Apenas faltou haver mais tempo para o debate e muito mais haveria para pensar e argumentar dialogicamente.
Os coordenadores do Programa: Inês Aguiar, Gabriel Almeida, Ana Dias e Patrícia Tavares
Projeto Palavras com História – Histórias (Com)Vida
Com a presença do escritor Tomé Vieira, ex-professor de Português, o auditório da escola EB23 Quarteira foi o espaço para tanta curiosidade sobre o seu percurso de vida e apresentação da sua obra Palácio da Especiarias – brevíssima história de Portugal, em que o nome de Portugal foi o tema em destaque.
O escritor deu-nos a conhecer como o nosso país não é tão pequeno como muitas vezes se afirma, pois histórica e culturalmente foi uma importante potência para o mundo. Apresentou grandes nomes que contribuíram para que acontecesse, como o sr. Aristides Sousa Mendes, que ajudou muitos judeus, o Papa João XXI de nome Pedro Hispano, no ano 1276, e lembrou-nos do sr. António Guterres, atual secretário-geral da ONU e, não se podia esquecer, do célebre famoso futebolista Cristiano Ronaldo. Transmitiu-nos uma lição de vida: “a mudança de vida, de rumo, por vezes, leva-nos a outros caminhos, mesmo que essas alterações sejam “pesadas”, haja sofrimento, torna-nos mais fortes.” Também nos motivou a não desistir perante os desafios e “nós” temos a capacidade de sermos o que queremos, mas para isso é necessário adquirir conhecimento através da leitura e questionarmos a informação que nos é dada.
[Ler mais e ver mais fotos...]
Ler mais...