No dia 25 de janeiro de 2024, pelas 18:00, no Pavilhão Gimnodesportivo do Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, teve lugar a cerimónia de entrega dos Quadros de Honra, galardoando os discentes pela valorização do esforço e empenho no trabalho escolar e/ou em ações meritórias desenvolvidas no seio da Comunidade.

A Diretora do Agrupamento, Profª. Dalila Afonso, fez a abertura da cerimónia, explicando a importância da realização deste tipo de eventos, uma celebração que honra a Comunidade. A partir desse momento, deu-se início às atividades conduzidas brilhantemente pelos alunos; Filipa Mestre do 9.ºB e António Bastos do 10.ºC, num registo compenetrado e de eloquência.

A cerimónia contou com a presença dos ilustres convidados, nomeadamente; a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Loulé, Dr.ª Ana Machado; o Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto; a Diretora do Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, Profª. Dalila Afonso; a Subdiretora, Profª. Lúcia Dias; a Adjunta da Direção, Profª. Telma Brás; o Presidente do Conselho Geral, Prof. António Machado; as Coordenadoras dos Diretores de Turma dos Secundário, 3.º e 2.º ciclos, respetivamente, Professoras Carla Lopes; Anabela Machado e Eunice Carvalho e a Ex-Diretora deste Agrupamento, Profª. Conceição Bernardes, que galardoaram os alunos com os certificados e medalhas de Excelência, Mérito e Valor.

Durante a cerimónia, Pequenos e Grandes artistas subiram ao palco proporcionando-nos fantásticas atuações que despertaram o coração, como se o tempo nos prendesse entre as “Dunas” ou nos transportasse para uma festa dos “Batuqueiros”, não esquecendo a atuação dos flautistas com o maravilhoso cover do Rod Stewart, “SAILING”. O relógio avançou, e a aluna Filipa Mestre surpreendeu-nos com a peça musical ALCIPRE. Para terminar em beleza esta CERIMÓNIA, ouvimos com atenção a declamação do poema da autoria do aluno António Bastos que, num breve bocejo, sintetizou a importância da EDUCAÇÃO.

A toda a Comunidade Educativa um agradecimento pelo trabalho desenvolvido, estando certo de que este é o caminho que se faz, realmente caminhando….

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No dia 24 de janeiro, realizaram-se as sessões escolares do Parlamento dos Jovens, para os ensinos básico e secundário, respetivamente, às 10h15 e 11h50, no auditório da escola sede.

Todas as etapas subjacentes ao regulamento do suprarreferido programa foram integralmente cumpridas e o debate entre os deputados, em ambos os níveis de ensino, permitiu aferir as medidas e argumentos que vão fazer parte dos projetos de recomendação a apresentar na sessão distrital, em representatividade da escola. Foram democraticamente eleitos para a sessão distrital, do ensino básico, os deputados efetivos Afonso Martins Rodrigues e Ana Rita Santos, como suplente foi eleita a deputada Filipa Lima Mestre, foi ainda eleito como candidato à mesa da sessão distrital, o deputado Hugo Assis Filipe. No ensino secundário, foram eleitos como deputados efetivos Miguel Filipe Marques, Artur Manuel Leite e Leandra Raquel Santos, como deputada suplente Ana Raquel Santos, como candidata à mesa da sessão distrital a deputada Graziela Pereira Andrade.

Parabéns a todos, parabéns pela assunção de a possibilidade de a palavra ser uma arma contra aquilo que nos continua a incomodar, convertendo a impotência de ação em ação efetiva de reversão da mesma, alterando um paradigma milenar, garantido, desta forma, o respeito, a igualdade e a liberdade, no sentido de se poder continuar a viver Abril em todas as suas formas putativas, incluindo a de Abril na Educação.

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No dia 10 de janeiro, as turmas PIEF e CEF de Restaurante Bar e Assistente de Cabeleireiro realizaram um workshop, em parceria com o Leroy Merlin, no âmbito do projeto “Nós não somos Artistas - SECONDHAND”.

Este projeto consiste em transformar materiais com pouca utilidade em objetos de arte. Nesta parceria com o Leroy Merlin, os alunos trabalharam garrafas de vidro, transformando-as em candeeiros. Em paralelo ao desenvolvimento do sentido estético, os alunos aprenderam, com a ajuda de profissionais na área, conceitos e técnicas de eletricidade, colocando em prática essa mesma aprendizagem.

No contexto escolar, estas parcerias são importantes e fundamentais para consciencializar os alunos para práticas mais sustentáveis e criativas na preservação do ambiente, valor defendido pela instituição escolar no âmbito do projeto comum ao agrupamento, o Projeto Eco-Escola.

Estas atividades também surgem como incentivo para estes jovens, numa perspetiva de compromisso com a escola e com a sociedade. Esta promoção de educação de valores e conhecimento é construída numa diferenciação de ensino, tendo como seu pilar de referência a arte, através dos seus diversos ofícios. 

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