No dia 23 de abril, a turma do 11º G, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e História, homenageou o 25 de abril através da apresentação de um espectáculo performativo de música, declamação e explicação de poemas subjacentes às músicas de intervenção da revolução de abril. O texto introdutório, da autoria de Miguel Marques, e as fotografias falam em nome de todos os que lutaram e continuam a lutar pelos valores de abril.
‘’Por volta desta altura, há 50 anos atrás, viria a chegar um dia que se tornaria mais que uma data, uma ebulição de patriotismo ferido, uma completa reviravolta na história que viria a ditar os conformes da sociedade portuguesa contemporânea.
É uma questão de mera hombridade termos um conhecimento mínimo acerca de quem foi influência para a liberdade que hoje temos. Nesse aspeto, vamos hoje explorar de forma mais dinâmica a ligação entre a música e a revolução. Se vos mencionar ‘’Grândola Vila Morena’’, é provável que, em todos vós, surja algum género de lembrança, por mais remota que seja, mas o nosso objetivo aqui é ir além. Não queremos que conheçam o que é importante, nem que nos permitam impor o que consideram como tal, à boa moda da liberdade, queremos que entendam por vocês mesmos, o que o é.
Assim, mais do que uma apresentação, a título de comemoração, de nos ser permitido estar aqui hoje, queremos um momento de gratidão a quem ecoou a liberdade, às vozes perdidas no tempo que em prantos cantaram a democracia... Que cantaram Portugal.’’
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |


CG - Processo eleitoral
Calendário escolar 2024-2025
Contratação 2024-2025
Moodle
Biblioesla
Com pré-inscrições
Manuais
CCVnESLA
Desporto Escolar 2023-2024
Blogue Dep. Matemática
Ementa
GAAF
Eco-escolas
100 Comentários




