Comemorações dos 50 anos do 25 de abril - Músicas de Intervenção

3No dia 23 de abril, a turma do 11º G, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e História, homenageou o 25 de abril através da apresentação de um espectáculo performativo de música, declamação e explicação de poemas subjacentes às músicas de intervenção da revolução de abril. O texto introdutório, da autoria de Miguel Marques, e as fotografias falam em nome de todos os que lutaram e continuam a lutar pelos valores de abril.

‘’Por volta desta altura, há 50 anos atrás, viria a chegar um dia que se tornaria mais que uma data, uma ebulição de patriotismo ferido, uma completa reviravolta na história que viria a ditar os conformes da sociedade portuguesa contemporânea.

É uma questão de mera hombridade termos um conhecimento mínimo acerca de quem foi influência para a liberdade que hoje temos. Nesse aspeto, vamos hoje explorar de forma mais dinâmica a ligação entre a música e a revolução. Se vos mencionar ‘’Grândola Vila Morena’’, é provável que, em todos vós, surja algum género de lembrança, por mais remota que seja, mas o nosso objetivo aqui é ir além. Não queremos que conheçam o que é importante, nem que nos permitam impor o que consideram como tal, à boa moda da liberdade, queremos que entendam por vocês mesmos, o que o é.

Assim, mais do que uma apresentação, a título de comemoração, de nos ser permitido estar aqui hoje, queremos um momento de gratidão a quem ecoou a liberdade, às vozes perdidas no tempo que em prantos cantaram a democracia... Que cantaram Portugal.’’

2 1 4
5 6a 7

 

Please publish modules in offcanvas position.